Thays Machado e William César Moreno
O IAMAT– Instituto dos Advogados Mato-grossense compadece profundamente com as mortes da advogada e servidora pública Thays Machado e de seu namorado William César Moreno, brutalmente assassinados na última quarta-feira, 18 de janeiro de 2023.
Foram vítimas fatais da violência praticada contra a mulher, Thays tinha 40 anos, era professora universitária da faculdade de Direito e teve um relacionamento amoroso com o autor dos crimes, o qual, conforme se depreende das notícias veiculadas na mídia, ameaçava -a de morte já algum tempo.
O Dr. Pedro Paulo Peixoto Júnior, Presidente Do IAMAT, manifesta profundo pesar e tristeza com a notícia das mortes e se solidariza com as famílias e amigos nessa hora de dor e luto.
Mas também manifesta com indignação diante da mais brutal forma de violência de gênero ocorrida em nosso Estado. O Feminicídio mostra o quanto precisamos de investimentos nas políticas públicas no combate à violência de gênero contra as mulheres e meninas.
O combate da violência de gênero deve se iniciar nas escolas, na cultura, bem como no seio familiar. A vida brutalmente interrompida, infelizmente, não poderá ser devolvida, mas deve e merece encontrar, por parte de todos nós, que somos solidários com sua luta, um sentido político maior, que é a preocupante violência diária sofrida pelo povo brasileiro, em especial a da Mulher.
A Vice-Presidente do IAMAT, Dra. Luciana Castrequine e a Secretária Geral, Dra. Valéria Lima, declaram que é necessário o investimento público para termos políticas públicas eficazes, com terapeutas, psicólogas, acompanhamentos assistenciais, segurança, trazem a confiança às vítimas, e zelam pelas famílias, e assim evitam a forma mais bruta da violência doméstica, o feminicídio, evitando a destruição das famílias.
O IAMAT– Instituto dos Advogados Mato-grossense, espera que as autoridades conduzam as investigações responsabilizando o agressor.
Presidente- Pedro Paulo Peixoto da S. Junior
Vice-Presidente: Luciana Castrequine
Secretária: Valéria S. Lima
Tesoureiro: Gabriel A. Anchieta