O Instituto dos Advogados Mato-grossenses está engajado na luta da defesa da mulher, estando a integrar a Rede de Enfrentamento, composta por relevantes instituições e membros da sociedade organizada.

O objetivo consiste na busca de alternativas e soluções voltadas para a combate a violência contra a mulher no seio social, criando uma rede de proteção, conscientizando a sociedade sobre a necessidade de busca da paridade de gênero e dando suporte a quem necessita.
Uma destas ações foi o lançamento do “Guia Prático de Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá”, no ultimo dia 18 de agosto, na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso.

Para a advogada Erika Soller, Presidente da Comissão da Mulher do IAMAT, “ A rede de enfrentamento é um movimento necessário, tanto como conscientização social, como também, refúgio para as mulheres que necessitam de ajuda e apoio.
Temos uma missão no sentido de criar novos conceitos, novas concepções e novos comportamentos, além de propiciar espaços de proteção e defesa da mulher contra a violência no ambiente doméstico-familiar”.
Atualmente a referida rede é composta pelo Instituto dos Advogados Mato-grossenses – IAMAT, pela Comissão da Mulher Advogada da OAB-MT, pela Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas- ABMCJ, pela Associação Coxipoense das Associações de Moradores – UCAM e pela BPW Cuiabá, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá (DDM-PJC) .


