Da Redação
Dia de comemoração foi extenso e marcado por grande emoção
O Instituto dos Advogados Mato-grossenses (IAMAT) comemorou ontem (31), 85 anos de existência com uma rica programação envolta por grande emoção.
O IAMAT, como é conhecido, teve papel fundamental no nascimento e desenvolvimento das atividades jurídicas em nosso país. Decorre do Instituto dos Advogados Brasileiros, fundado em 1843, sendo a primeira instituição jurídica do país, tendo nascido em Mato Grosso pelas mãos de José Barnabé de Mesquita, que também criou a Academia Mato-grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico, Nascido em 1932.
A entidade, com os seus membros, foi a responsável pela fundação da OAB/MT em construção das bases legais de nosso Estado, tendo participado dos principais fatos históricos de nosso Estado.
Além de José de Mesquita, pertenceram ao instituto dentre vários juristas ilustres, D. Francisco de Aquino Correa, Benjamim Duarte Monteiro, Ernesto Pereira Borges, Gervásio Leite e Benedito Silva Freire.
A programação de aniversário teve início pela manhã com o recebimento de moção de congratulação na Câmara Municipal as 8h30, seguida por uma reunião agendada com o Governador do Estado.
Após almoço com dezenas de juristas, ocorreu a sessão solene na Academia Mato-grossense de Letras as 16h30, que contou com a presença de ilustres representantes da cultura de nosso estado e de entidades do mundo jurídico.
Para Fábio Capilé, presidente do IAMAT, “o dia foi de comemoração, lembranças e projeções futuras. Tal data representa muito para a cultura jurídica mato-grossense, por tudo que já foi alcançado e por tudo que ainda esta por se construir”.
O vice-presidente da entidade, Evandro Cesar Alexandre dos Santos, afirmou “ter orgulho de pertencer a uma instituição sólida, repleta de pessoas ilustres e que possui papel marcante no contexto histórico devido a um passado de luta na difusão jurídica e no compromisso social”~.
Encerradas as atividades, os convidados foram recepcionados com um coffee break, nas instalações da academia.
Em sequência, às 20h, ainda constou da programação um evento cultural no cine teatro Cuiabá, consistindo no espetáculo realizado pelo grupo Cena 11, denominado “O Poeta e o Garimpeiro”, baseado na vida de “Silva Freire” ex-presidente do IAMAT.
Dentre as diversas personalidades presentes estiveram: Murilo Silva Freire, filho do homenageado e Diretor Cultural do IAMAT e o Diretor da Peça, Flavio Ferreira, atual Vice-Presidente da OAB/MT.