25 C
Cuiabá
sexta-feira, 26/04/2024

IAMAT E GRUPO HUMANIZANDO RELIZAM O NATAL DAS CRIANÇAS

A ação de Natal consiste em apadrinhar as crianças realizando seus sonhos de Natal.

natal-das-criancas-hosp-cancer-4
O grupo é formado por voluntários e neste ano tem o apoio do Instituto dos Advogados Mato-Grossenses (IAMAT)

Conheça um pouco mais sobre o Grupo Humanizado

O Grupo Humanizado realizou no sábado, dia 17 de Dezembro de 2016, mais um “Natal dos Sonhos”.O evento será às 9h, na AMDEPOL – Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso, na Av. do CPA, ao lado do GOB-MT e próximo ao Hospital do Câncer, e pretende atender 300 pessoas, entre crianças e adultos (acompanhantes). 

O Grupo Humanizando surgiu a pouco mais de 6 anos, da ânsia de servir ao próximo, aquele chamado que todos nós temos, mas que deixamos sempre para depois nos fez seguir em sempre e assumir o nosso papel perante a sociedade.

Perdemos nosso pai com câncer, nesta época foi muito difícil pra todos os filhos, convivemos com todo o seu sofrimento, idas e voltas em hospitais, tratamentos quimioterápicos e longas sessões de radioterapia, momentos em que costumávamos levar para o hospital lanches, sucos, frutas, bolachas, e quaisquer outros alimentos que pudessem proporcionar a ele alguns minutos de paz interior, pois não tínhamos hora para sair em razão dos tratamentos.

Ficávamos horas naquelas salas de espera juntos com crianças e adultos, e ali enquanto o tempo passava lentamente, passamos a observar e a brincar com as crianças portadores de câncer, oportunidade em que partilhávamos o que tínhamos levado de alimento e conseguíamos fazê-las comer, pois sabíamos perfeitamente o quão sem apetite a doença os deixava, e que prejudicava ainda mais o tratamento.

Lembro-me perfeitamente que nosso pai ficava observando nossos atos, até que um dia ele verbalizou de força simples, mas com profundidade que possuíamos uma maneira muito especial de lidar com os pequenos necessitados e que deveríamos estar sempre perto deles.

Naquele momento suas palavras não significaram muito, até pelo momento em que vivíamos, porém depois de muitos anos, confesso de meu coração procurava por algo que o completasse, mas não sabia o que, nem onde, e por mais que orasse ainda faltava algo. Pedi tanto a Deus para aumentar a minha Fé e me mostrar um caminho a seguir, ou melhor, onde poderia servir a Deus.

Pois bem, tanto pedi que esse dia chegou, acordei cedo, antes de ir ao trabalho e me deparei com a Santa Casa, pedi para conversar com a responsável pela pediatria e contei que estava disposta a me dedicar algumas horas com crianças doentes. No começo ela não acreditou muito, achou que seria apenas por uns dias. Então resolveu me dar uma oportunidade depois de um grande relato referente a CARIDADE e ao VOLUNTARIADO, a dedicação com o próximo, o quanto deve ser levado a serio e principalmente entregar de coração e não por obrigação.

natal-das-criancas-hosp-cancer-5Dedicar algumas horas a um enfermo, tem que ser feito com o coração e muita responsabilidade, ainda mais sendo crianças. Elas se apegam e de uma forma onde são capazes de doarem seu coração e colocar em nossas mãos seus sonhos.

Ali, nasceu o Grupo humanizando, não via a hora do final de semana chegar, como tinha me formado em pedagogia, alem do fato de amar crianças, sentia que estava no caminho certo, segurei na não de Deus e de Nossa Senhora, enfim a eles pedia tanto que me direcionasse que sabia que não estava sozinha. Contei o plano para minha irmã e fiel companheira e começamos num sábado, assustadas mais com uma grande ânsia de se doar.

natal-das-criancas-hosp-cancer-3Foi divino tudo perfeito, as crianças, super alegres por saber que a casinha estava aberta, e ali, começamos nossa missão. Começamos na ala de cirurgias, onde tem uma sala de brinquedos, ali reunimos todas as crianças para brincar e pintar. Arrecadamos brinquedos, organizamos brincadeiras, e por alguns momentos passados a alegrar cada um daqueles pequenos, que precisam de tanto carinho e atenção.

Hoje todas as crianças que chegam à Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá ficam nessas duas alas, localizadas no primeiro e segundo pisos, onde temos alguns leitos reservados para o setor específico de oncologia. Como também a UTI das crianças.

Já conquistamos grandes avanços, com a ajuda de pessoas maravilhosas e entidades filantrópicas, e hoje os quartos possuem frigobar, alguns ar condicionado e outros ventiladores de teto, nos corredores conquistamos bebedouros e a ultima grande conquista foi a ampliação da sala de brinquedo das crianças, com a adaptação da sacada, que recebeu grades de proteção, cobertura, iluminação e ventiladores, onde hoje eles se divertem e celebramos aniversários e outras datas especiais, como o dia das crianças e o Natal.

Existem ainda muitos desafios, os quartos ainda necessitam de investimentos, pois precisamos de armários, roupas de cama, cobertores entre outras tantas coisas, para proporcionar um pouco de conforto e um mínimo de dignidade para cada criança que muito necessita. Nunca questionamos de quem é a obrigação de fazer as obras ou melhorias dentro de um hospital publico, ali aprendemos a fazer a nossa parte, e com a ajuda dos voluntários e amigos, vamos seguindo em frente, fazendo a nossa parte, afinal nosso objetivo é o conforto para com cada criança.

Enfim, com o tempo ganhamos respeito e espaço por conta da dedicação a todas as crianças e com a ajuda das pessoas e entidades beneficente e principalmente de Deus, temos conseguido trilhar nossos caminhos.

Nossa missão com as crianças é voltada para dentro do hospital, primamos acompanha-las desde o inicio de seu tratamento até o fim. Essa é nossa missão, estar presente em todos os momentos e acompanha-las, sempre.

Papai Noel
Papai Noel

A Santa Casa recebe muitas crianças de fora, de outros municípios e ate mesmos de outros estados, cada uma em especial com vários tipos de doenças, inclusive câncer e leucemia. Na maioria das vezes elas chegam apenas com a roupa do corpo, e ali descobrem o drama de uma noticia onde muitos pais não fazem ideia da gravidade da doença e também não possuem recursos, sejam de ordem financeira ou intelectual, pois são na maioria dos casos pessoas muito simples, moradores da zona rural, que mal vem a cidade, e por vezes sobrevivem que do que plantam e colhem, pessoas que necessitam de dedicação, cuidados, orientação e de mais pessoas dedicadas a servi-los em tudo o quanto possível, precisam de amparo, precisam ser acalmados e precisam saber que não estão sozinhos nesta que por vezes se torna um longa jornada.

Digo a todos, que essa missão não é nossa apenas, mas de todos nós, ali como em vários locais existem irmãos precisando de ajuda. Basta sairmos de nossas casas, abrirmos o coração e sermos úteis, afinal de contas quem esta do nosso lado é meu irmão, que precisa de um ombro amigo e generoso, precisa que alguém para ama-lo e precisa de cuidados, e estas são nossas obrigações, para com cada semelhante.

Fazer algo pelo próximo, da uma satisfação interior, que somente praticando você entendera o significado da palavra Doar. Garanto que se for de coração você nunca mais vai parar, é prazer de alma, é alimento e força. Cada sorriso, cada abraço, cada carinha linda que te olha e confia em você, amigos isso é inexplicável…..MELHOR AMOR DO MUNDO!!!

Digo isso em nome do Grupo Humanizando, que hoje além de nós, eu e minha irmã, conta com o auxilio de pessoas de coração muito grande, que nos ajudam a segurar essa corrente e nos auxiliam na busca incessante de fazer o melhor para com o próximo.

Essa é nossa missão dedicar, cuidar, segurar na mão, direcionar, respeitar, se colocar no lugar do outro, agir, sofrer, rir, estar junto, confiar, e principalmente ter FÉ em DEUS e acreditar que dias melhores virão para cada um de nós.

Somos melhores hoje do que antes, e juntos com cada um que se somo a nós podemos fazer mais e mais, pois consideramos que toda ajuda é sempre muito bem recebida, pois diariamente precisamos atender a todo tipo de necessidade: alimentos, fraldas, roupas, remédios, carinho, apoio, enfim tudo o que certamente podemos ofertar a um irmão necessitado.

natal-das-criancas-hosp-cancer-2

Acreditamos no voluntario e temos a convicção de que suas ações devem ser divulgadas, mais ainda somos poucos perto da necessidade que o mundo apresenta. Mas temos a certeza de que mesmo fazendo pouco, estamos cumprindo com a nossa missão.

Rogamos a todas as pessoas que acreditem e aceitem que servir ao próximo, não dói, e que servir ao próximo é servir a si mesmo é o alimento de nossas almas, e principalmente um toque no coração de Deus, afinal todos nos que viemos neste mundo temos o dom da vida, e isso basta para que busquemos outros tantos dons interiores, pois precisamos de cada um disposto a ajudar seja com as crianças ou com os pais dos pequenos, bastando abrir o coração e se colocar a disposição do próximo.

Quando passamos a pedir o Dom do Espírito Santo em nossas vidas, também passamos a entender melhor o significado do Amor Verdadeiro, o Amor de Deus por cada um de nós, através dos nossos irmãos.

Servir, este é o nosso objetivo e esta é a nossa Missão !  Um dos maiores prazeres concedido ao homem sobre a Terra é o de reencontrar corações que simpatizam com o seu, portanto é preciso fazer o bem no limite de suas forças, porque cada um responderá por todo o mal que resulte do bem que não tiver feito!!

SAMIA BARROS e ODETE BARROS

- Publicidade -spot_img

Últimas