26 C
Cuiabá
quinta-feira, 28/03/2024

UFMT promoverá o VIII Congresso Internacional de Direito Agroambiental e I Congresso Internacional de Direitos Humanos e Fundamentais

O VIII Congresso Internacional de Direito Agroambiental e I Congresso Internacional de Direitos Humanos e Fundamentais serão realizados entre os dias 26 e 28 de junho de 2018, na sede da OAB/MT.
A organização é do programa de Pós-Graduação em Direito da UFMT, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior – CAPES.
O Congresso tem como coordenador-geral, o prof. Dr. Marcelo Antonio Theodoro e como Coordenador Científico, o prof. Dr. Carlos Eduardo Silva e Souza, ambos da Faculdade de Direito da UFMT e do Programa de Mestrado da mesma instituição.
Professor Dr. Marcelo Theodoro
Leia abaixo a entrevista com o professor doutor, Marcelo Antonio Theodoro, da cadeira de Direito Constitucional da UFMT e coordenador-geral do Evento.
IAMAT – Do que tratará o Congresso de Direito que será realizado esta semana na OAB?
Prof. Marcelo – Trata-se da 8ª edição do Congresso Internacional de Direito Agroambiental e nesta edição como novidade o 1º Congresso Internacional de Direitos Humanos e Fundamentais, que são justamente as linhas de pesquisa do nosso Mestrado em Direito da UFMT.
IAMAT – E quais temas serão abordados no Congresso?
Prof. Marcelo – Para se ter uma ideia, serão 14 palestrantes, professores-pesquisadores e doutores nos dois assuntos, debatendo sobre temas de pesquisas acadêmicas frequentemente questionados e levados ao público pela mídia como ‘A Intimidade e a Privacidade x Liberdade de Expressão na Internet’. Esse será o assunto da palestra do professor Lucas Gonçalves da Silva, da Universidade Federal de Sergipe(UFS).
Para abordar a ‘Desigualdade de Gênero e o Mercado de Trabalho’ o Congresso está trazendo a professora-doutora nesse quesito, Noemia Aparecida Garcia Porto, da Universidade de Brasília (UnB). Já na Mesa Redonda sobre ‘Direito Ambiental e a Sustentabilidade’ estão, ente outros assuntos, a ‘Declaração Universal dos Direitos dos Animais’ e o ‘Consumo Sustentável e Meio Ambiente’ e renomadas especialistas como as professoras-doutoras Mariana Ribeiro Santiago, da Unimar(Universidade de Marília), e Luciana Aboim Machado Gonçalves, da UFS (Federal de Sergipe).
A professora-doutora Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka, da Universidade de São Paulo (USP), abordará ‘Direito da Família, Direito da Personalidade, Direitos Fundamentais e Direitos Humanos: Correlação entre o ser familiar e o ser humano’. Os palestrantes internacionais são os professores Harbey Peña Sandoval, de Bogotá, Colômbia e Gonzalo Hancco Suyo, de Cusco, Peru. O colombiano Harbey traz o tema a ‘Jurisprudência constitucional colombiana em matéria de Direitos Humanos e Conciliação’, enquanto o peruano a ‘Renúncia dos tribunais peruanos frente às medidas de reparação ordenadas pela Corte Internacional de Direitos Humanos’.
IAMAT – Quando será a abertura do Congresso?
Prof. Marcelo. A abertura será nesta terça-feira dia 26 de junho, às 19hs, no e contará na Aula Magna de Abertura com a presença do Coordenador da Área de Direito da CAPES, Prof. Doutor Otávio Rodrigues Júnior da Universidade de São Paulo (USP); do Presidente do CONPEDI, Prof. Dr. Orides Mezzaroba da Universidade Federal de Santa Catarina, além da Prof. Giselda Hironaka da USP. Estarão presentes entre as autoridades, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso, Leonardo Pio da Silva Campos e da Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Professora Myrian Serra.
IAMAT – Qual o público alvo do Congresso e como se inscrever?
Prof. Marcelo– O público alvo serão os alunos de Pós-Graduação em Direito, os alunos da Graduação, bem como advogados e outros profissionais da área jurídica. É possível ante a visão multidisciplinar, alcançar a estudantes e pesquisadores de outras áreas do conhecimento como Agrônomos, Biólogos e Cientistas Sociais.
Maiores informações pelo e-mail: congressoppgdumt2018@gmail.com

- Publicidade -spot_img

Últimas