24 C
Cuiabá
quinta-feira, 25/04/2024

MEDIADORES JUDICIAIS – IAMAT é convidado de honra em entrega de certificados no Tribunal de Justiça de Mato Grosso

entrega-de-certificados-tjmt-2O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso realizou no último dia 21, a solenidade de entrega de certificados a 182 mediadores judiciais do Estado de Mato Grosso, que a partir de agora se tornam oficialmente auxiliares da justiça.
A cerimônia aconteceu no auditório Gervásio Leite, na sede do TJ/MT.
Foram convidados a participar da referida solenidade o presidente do Instituto dos Advogados Mato-grossenses, advogado Fabio Capilé, que tomou assento na mesa de honra, bem como, a presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem do IAMAT, a advogada Meire da Costa Marques, que foi a oradora representante dos auxiliares da justiça que receberam os certificados.
entrega-de-certificado-tjmt-3Para Capilé, “o projeto é muito importante rumo a pacificação social. Contudo, os novos auxiliares além do conhecimento, deverão ter sabedoria para carregarem em suas ações o senso de justiça”.
Disse ainda que o “IAMAT além de ter comissão específica no assunto, está promovendo a difusão de palestras e curso em tal sentido, contribuindo cada vez mais para o aprimoramento jurídico que os operadores do direito tanto necessitam”. 
Meire da Costa Marques, em seu discurso, enfatizou a alegria e contentamento de estar ali, naquela condição, tendo feito um retrospecto focado nas lutas e dúvidas sobre o caminho a seguir, tendo ao final proferido a frase de efeito “combati o bom combate”, em menção a um texto bíblico.
Da esq. para dir. Meire da Costa Marques, Rui Ramos, Fabio Capilé e Clarisse Claudino da Silva 
Da esq. para dir. Meire da Costa Marques, Rui Ramos, Fabio Capilé e Clarisse Claudino da Silva
Para a presidente do Nupemec, a desembargadora Clarisse Claudino da Silva  “esse é um marco muito valorizado pelo núcleo, porque é resultado de muito esforço, muita busca para aprimorar e certificar as pessoas que estão em condições de prestar um serviço de boa qualidade para a sociedade.  Quando a gente olha a estatística de que quase três mil pessoas já foram capacitadas, parece pouco fazer a certificação de 200 dessas pessoas, mas não é. As sementes devem ser espalhadas em abundância em um primeiro momento para que o maior numero possível possa cair em solo fértil. Quase 10% daqueles que foram capturados num primeiro momento já estão prontos para dizer para a sociedade olha, eu compreendo essa ferramenta, ela é valiosa e estou pronta para colaborar com vocês. Isso é muito alvissareiro e me dá uma alegria imensa com cidadã, especialmente enquanto membro do nosso Tribunal de Justiça, que não tem poupado esforços para investir na política de tratamento adequado aos conflitos”.
Participaram também do dispositivo de honra o desembargador Rui Ramos Ribeiro, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, o coordenador do Nupemec, juiz de direito Hildebrando da Costa Marques, a diretora do Fórum da Capital, Juíza Edileuza Zorgetti, Monteiro da Silva e a presidente da Comissão Especial de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB/MT, Nalian Cintra.
- Publicidade -spot_img

Últimas