28 C
Cuiabá
sexta-feira, 19/04/2024

Instituto dos Advogados Mato-grossenses (IAMAT) completa 85 anos com resgate histórico

iamat-membros-85-anosDa Redação
Dia de comemoração foi extenso e marcado por grande emoção
O Instituto dos Advogados Mato-grossenses (IAMAT) comemorou ontem (31), 85 anos de existência com uma rica programação envolta por grande emoção.
O IAMAT, como é conhecido, teve papel fundamental no nascimento e desenvolvimento das atividades jurídicas em nosso país. Decorre do Instituto dos Advogados Brasileiros, fundado em 1843, sendo a primeira instituição jurídica do país, tendo nascido em Mato Grosso pelas mãos de José  Barnabé de Mesquita, que também criou a Academia Mato-grossense de Letras e o Instituto Histórico  e Geográfico, Nascido em 1932.
Busto de José de Mesquita, na Academia Mato-grossense de Letras em Cuiabá/MT
Busto de José de Mesquita, na Academia Mato-grossense de Letras em Cuiabá/MT
A entidade, com os seus membros, foi a responsável pela fundação da  OAB/MT em construção das bases legais de nosso Estado, tendo participado dos principais fatos históricos de nosso Estado.
Além de José de Mesquita, pertenceram ao instituto dentre vários juristas ilustres, D. Francisco de Aquino Correa, Benjamim Duarte Monteiro, Ernesto Pereira Borges,  Gervásio Leite e Benedito Silva Freire.
IAMAT recebendo moção de congratulação na Câmara dos Vereadores de Cuiabá/MT
IAMAT recebendo moção de congratulação na Câmara dos Vereadores de Cuiabá/MT
A programação de aniversário teve início pela manhã com o recebimento de moção de congratulação na Câmara Municipal as 8h30, seguida por uma reunião agendada com o Governador do Estado.
almoco-varadero-1almoco-varadero-2Após almoço com dezenas de juristas, ocorreu a sessão solene na Academia Mato-grossense de Letras as 16h30, que contou com a  presença de ilustres representantes da cultura  de nosso estado e de entidades do mundo jurídico.

evento-aml-85anos-iamat

img_2785Para Fábio Capilé, presidente do IAMAT, “o dia foi de comemoração, lembranças e projeções futuras. Tal data representa muito para a cultura jurídica mato-grossense, por tudo que já foi alcançado e por  tudo que ainda esta  por se construir”.
Advogados Fabio Capilé e Evandro Cesar Alexandre dos Santos, presidente e vice do IAMAT
Advogados Fabio Capilé e Evandro Cesar Alexandre dos Santos, presidente e vice do IAMAT
O vice-presidente da entidade, Evandro Cesar Alexandre dos Santos, afirmou “ter orgulho de pertencer a uma instituição sólida, repleta de pessoas ilustres e que possui papel marcante no contexto histórico  devido a um passado de luta na difusão jurídica e  no compromisso social”~.
Encerradas as atividades, os convidados foram recepcionados com um coffee break, nas instalações da academia.
Grupo Cena 11, com a peça teatral “O Poeta e o Garimpeiro" no Cine Teatro Cuiabá/MT
Grupo Cena 11, com a peça teatral “O Poeta e o Garimpeiro” no Cine Teatro Cuiabá/MT
Em sequência, às 20h,  ainda constou da programação um evento cultural no cine teatro Cuiabá, consistindo no espetáculo realizado pelo grupo Cena 11, denominado “O Poeta e o Garimpeiro”, baseado na vida de “Silva Freire” ex-presidente do IAMAT.
Flavio Ferreira( segundo à esquerda) e Murilo Silva Freire (à direita)
Flavio Ferreira (segundo à esquerda) e Murilo Silva Freire (à direita).
Dentre as diversas personalidades presentes estiveram: Murilo Silva Freire, filho do homenageado e Diretor Cultural do IAMAT e o Diretor da Peça, Flavio Ferreira, atual Vice-Presidente da OAB/MT.

 

- Publicidade -spot_img

Últimas