30 C
Cuiabá
quinta-feira, 18/04/2024

Iniciativa prevê incentivos fiscais a contribuintes que instalarem sistemas ecoeficientes

A proposta concede descontos a contribuintes que implantar sistemas de reutilização
da esquerda pra direita, Evandro ( Vice Presidente da IAMAT, Vereador Diego Guimarães e
Da esquerda pra direita, Evandro Alexandre (Vice-presidente do IAMAT), Vereador Diego Guimarães e Pedro Paulo
Moradores de Cuiabá que construírem ou reformarem imóveis implantando sistemas ecoeficientes terão direito a descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Esta é a proposta de um projeto de lei sugerida pelo Instituto dos Advogados Mato-grossenses (Iamat) ao vereador Diego Guimarães (PP).
O chamado IPTU Verde ou Ecológico seria uma forma de conceder descontos a contribuintes que implantar sistemas de captação e reuso da água, geração de energia solar, tratamento de resíduos, aproveitamento bioclimático e uso de matérias provenientes de fontes naturais renováveis ou recicladas.
“A agenda ecológica é uma preocupação que deve permear toda a sociedade. A nós do Poder Legislativo municipal compete prezar pelos interesses dos cidadãos cuiabanos, e implementar o IPTU Verde ou Ecológico é uma forma de incentivar a preservação ambiental e o fomento de ideais positivas e econômicas”, destacou o vereador Diego Guimarães.
Para o vice-presidente do Iamat, Evandro César Alexandre dos Santos, a colaboração com o Legislativo municipal é uma forma de incentivar a biodiversidade da Capital mato-grossense.
“Essa legislação especial também beneficiará os contribuintes que são responsáveis pela manutenção e preservação de áreas verdes situadas sobre seus domínios ou propriedades”.
Já o presidente da Comissão de Direito Tributário da Iamat, Pedro Paulo Peixoto Júnior, diz que a criação do IPTU Verde ou Ecológico ressalta a importância do título que Cuiabá recebe como Cidade Verde.
“A Capital apresenta dois biomas fascinantes, o Pantanal e a Chapada dos Guimarães. A cidade é uma combinação de história, modernidade, sabores e negócios. Preservar tudo isso é possível e necessário. Por sua vez, a criação de uma legislação especial será eficaz para ajudar os cidadãos a preservar essa riqueza natural”, ponderou Pedro Júnior.
O Iamat se colocou à disposição do vereador Diego Guimarães para confeccionar este projeto de lei, que deverá ser apresentado em breve no plenário da Câmara Municipal de Cuiabá. (Com informações da Assessoria)
Fonte: http://www.pontonacurva.com.br
- Publicidade -spot_img

Últimas