27 C
Cuiabá
terça-feira, 19/03/2024

Hoje é o nosso dia!

Advogado Fábio Capilé
Por Fábio Capilé
A advocacia é uma profissão inspiradora, que protagonizou ao longo de sua história as mais variadas conquistas na busca da defesa da democracia e do estado democrático do direito. É certo que desafios são lançados a cada dia, e temos que estar preparados para a mudança. Quando criança ouvia dizer que no futuro os robôs substituíam humanos. Continuei a ter esta mesma informação, quando adolescente, em filmes de ficção científica. Agora, ouço dizer de vários colegas que os robôs virtuais tomarão conta do mercado, assumindo o papel daqueles que um dia tanto se esforçaram em banco de faculdade para exercer a almejada profissão.
Os robôs dificilmente irão substituir o ser humano, principalmente se considerarmos a genialidade da nossa espécie, com a sua capacidade de criar, se expressar, e de contagiar pessoas. Para tanto, é necessário que nos mantenhamos ativos, em pleno movimento, buscando o aprimoramento jurídico necessário, para que sejamos especializados na área de atuação, abandonando o posto de “robôs funcionais”. E nesta ótica, o Instituto dos Advogados Mato-grossenses tem atuado de forma intensa não só no sentido prover as melhores formas de aperfeiçoamento jurídico como também a defesa dos interesses da classe.
Sabemos que vivemos tempos difíceis, onde, muitas vezes o dever de proteção da advocacia é substituído por ativismos políticos, de interesse privado.  Contudo, não podemos nos arrefecer, e devemos lutar a cada dia para a melhoria da nossa atividade, fazendo as escolhas certas, com as ferramentas adequadas, no momento oportuno. Todos advogados e advogadas que abraçam de maneira digna e honrosa a sua profissão acabam fortalecendo-a através das suas convicções e exemplos, e terão a sua recompensa. E por isso, com grande esperança no futuro, e comemorando os avanços no presente é que parabenizo a todos os profissionais da advocacia, desejando-lhes votos de sucesso e conquistas.

Fábio Arthur da Rocha Capilé, é Advogado, Presidente do IAMAT, Presidente da Academia Mato-grossense de Direito e Secretário Geral da Academia Brasileira de Direito.
- Publicidade -spot_img

Últimas